Livre-se da inibição que te faz a disparar o tradicional: "amor, apaga a luz?"
Reduzir a luz só se for para entrar no clima!
Pois bem! Se você é daquelas que disparam um típico: "amor, apaga a luz?" toda vez que o clima esquenta na cama, essa conversa é com a senhora mesmo! Pode ser vergonha das gordurinhas extras, inibição ao imaginar-se nua na frente do parceiro ou mesmo embaraço pelo próprio ato de transar. A questão é que você, sem querer, está reduzindo suas chances de sentir todo o prazer que poderia.
Não que a luz possua efeitos afrodisíacos - longe disso! É que a necessidade de apagá-la é que denuncia traiçoeiros pudores. "A sexualidade feminina sempre foi muito reprimida. A mulher precisa entender que somos seres sexuais, ou seja, que o sexo é algo natural", diz a sexóloga Jussânia Oliveira, de Campinas (SP).
Relaaaxe!
Se for para a cama já pensando "será que desta vez chegarei lá?", a resposta é "não". "O sexo pode ser bom mesmo quando não se alcança o orgasmo. É preciso saber curtir o ato sem a obrigação de atingir o clímax", alerta a sexóloga. Isso significa que, enquanto o parceiro estiver enchendo-a de beijos, concentre-se nessas delícias - e não no que virá depois.
Deixe o preconceito de lado
Seja com relação à masturbação ou a produtos eróticos, você pode estar perdendo um bocado de diversão. Quem foi que disse que, quando o assunto é sexo, existe "certo" e "errado"? Entre um casal há somente o que funciona ou não para ambos. Experimente coisas novas. Quanto mais confortável o tema "sexo" - e todas as suas ramificações - for para você, mais fácil se soltar na hora H.
Vergonha de quê?!
Tente, quando estiver só, dizer em voz alta: "sexo". O próximo passo é, num grupo de amigas, não procurar sinônimos quando quiser falar "transa", "tesão", "pênis", "vagina", etc. Relações sexuais não devem ser uma parte proibida da sua vida e sim uma área de prazer, descobertas e inspiração.
Vergonha de ter um corpo que não considera ideal? Bobagem: homens não se ligam tanto nos defeitinhos. Preferem uma mulher cheia de tesão, que curta o momento, que a top model! Mas enquanto a certeza de ser poderosa não vem, aposte nas posições abaixo:
BARRIGUINHA: o papai-e-mamãe deixa esticadona, com aparência esguia
SEIOS FLÁCIDOS: qualquer uma que a deixe de costas para o parceiro, preferencialmente sentada
SEM CINTURA: de quatro, com ele por trás - acentua o quadril e "afina" o tronco
BUMBUM PEQUENO: de ladinho, com ele por trás. A posição deixa a região do quadril mais curvilínea
MUITO MAGRA: sentar de frente para ele faz parecer "mulherão" e valoriza o busto