Home » » Lubrificantes sem mito

Lubrificantes sem mito


O ato sexual é naturalmente lubrificado, facilitando a penetração e gerando prazer. Isso, todo mundo sabe.


lubrificação, sexo anal, dicas para o sexo, sexualidade - Desejos e Fantasias de Casal



O que uma pesquisa na Universidade de Indiana (Estados Unidos), descobriu é que, quanto mais lubrificado, mesmo que artificialmente, melhor ainda fica o sexo.

Não havia até então um estudo parecido, comprovando a eficácia dos lubrificantes. E o que essa pesquisa descobriu também foi que o prazer ficou mais intenso até na masturbação. O estudo foi apresentado na primeira semana de novembro, no encontro anual da American Public Health Association, na Filadélfia, EUA.


lubrificação, sexo anal, dicas para o sexo, sexualidade - Desejos e Fantasias de Casal


O problema é que o uso do lubrificante ainda envolve tabu e está quase sempre relacionado exclusivamente ao sexo anal - o que não é uma necessidade. Hoje, no mercado, existem dois tipos básicos de lubrificantes. Aqueles que podem ser usados tanto nas regiões íntimas quando no corpo, para massagem, e outros, que valem apenas para as genitais. "Esse pode ser usado para sexo vaginal ou anal e é indicado também quando a mulher sofre com secura por conta de diabetes, hipertensão, menopausa ou até por estar sendo mal manipulada, sem estímulo suficiente", diz a sexóloga Carla Cecarello.

E aí, não precisa ter medo de sugerir o uso. "É errado a mulher achar que o homem não vai gostar. Eles gostam muito quando a mulher sugere. E não precisa verbalizar, pedir. Ela mesmo pode comprar e, na hora, colocar na mão, passar no peito dele, massagear", ensina.

lubrificação, sexo anal, dicas para o sexo, sexualidade - Desejos e Fantasias de Casal


Mas Carla, que também é psicóloga, deixa claro que não basta usar os lubrificantes se não há o mínimo de desejo. "Mesmo que eles ajudem a escorregar mais facilmente e proporcionem um sexo sem desconforto, é imprescindível que a mulher queira a relação", opina.

Ela recomenda que os lubrificantes sejam sempre comprados em farmácias ou até em supermercados e sejam à base de água. "Cuidado com os produtos de sex shops. Eles normalmente não são testados dermatologicamente e podem gerar alergia ou ardência", alerta Carla, que coordena o projeto paulistano Ambsex.

lubrificação, sexo anal, dicas para o sexo, sexualidade - Desejos e Fantasias de Casal


O lubrificante indicado por ela é o famoso K-Y, da Jonhson & Jonshon. A marca tem vários ‘tipos’, mas o que Carla indica é o "Sensual Massage 2 em 1". Aprovado pela FDA (Food and Drugs Administration) e pela Anvisa no Brasil, K-Y 2 em 1 não contém espermicida, é hipoalergênico e compatível com o uso de preservativos de látex. Ele pode ser encontrado nas versões hot (para esquentar) ou ice (para gelar).

Segundo Fernanda Pincherle, gerente da marca K-Y, algumas pesquisas dizem que duas em cada três mulheres usam produtos para melhorar a sua relação sexual, o que mostra que as brasileiras já estão abertas a formas de melhorar o momento da intimidade.






dicas para o sexo - sexualidade -  Desejos e Fantasias de Casal