Home » » Sonhos eróticos

Sonhos eróticos


Veja o significado dos mais comuns...




Muitos sonhos podem ter simbologia erótica, mas não um significado sexual, segundo especialista
Eles podem ser prazerosos ou assustadores, dependendo de quem divide a cama com você. Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, os sonhos eróticos não significam, necessariamente, um desejo sexual subconsciente.

Para o antropólogo Darrell Champlin, autor de "O Portal dos Sonhos – A Fantástica Viagem da Mente Além do Limiar do Sono" (Ed. Publisher), muitos sonhos podem ter simbologia erótica, mas não um significado sexual. "Mesmo se houver sexualidade envolvida, eles simbolizam outras áreas da vida", afirma. "Inquietações são parte do conteúdo dos sonhos, pois elas podem trazer algum tipo de revelação sobre como lidar com um problema específico que estamos tendo", diz.



Segundo a psicanalista Maria Gertrudes Bim, docente na Sociedade Paulista de Psicanálise, os sonhos trazem aquilo que você viveu no passado, mas não soube lidar. Para ela, sonhos eróticos podem ser a manifestação de um desejo de carinho que você gostaria de ter tido com seus pais na infância, por exemplo.

A interpretação dos sonhos depende do momento que a pessoa vive, de acordo com Leila Cohn, psicoterapeuta e diretora do Centro de Psicologia Formativa do Brasil, no Rio de Janeiro. O grupo analisa experiências subjetivas e seus significados. "O sonho erótico pode manifestar tanto um desejo quanto um temor", afirma Leila.



O método utilizado por ela para compreender esses significados é fazer com que a pessoa imite as posturas das personagens com quem ela contracenou no sonho. "Quando uma pessoa assume a postura corporal de uma figura do sonho, entra em contato com o universo emocional e cognitivo daquela personagem, que é um aspecto dela mesma. Assim, o real tema do sonho se revela", afirma.

Não há fórmulas para decifrar os sonhos, mas muitas das interpretações que damos a eles são inadequadas. Especialistas explicam os possíveis significados dos sonhos eróticos mais comuns.

Com "ex"
Sonhar que você teve uma noite de sexo com o "ex" ou a "ex" não é certeza de saudade ou desejo por essa pessoa. Para Arlete Gavranic, terapeuta sexual e coordenadora do curso de pós-graduação em Educação e Terapia Sexual do Isexp (Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática), você pode não desejá-la, mas sentir falta de alguma característica dela. Segundo Leila Cohn, o tema do sonho não é o "ex", mas o sentimento provocado por ele.




Com o chefe
Sonhar com o chefe pode mostrar como você lida com a autoridade, revelar seu desejo pelo cargo que ele ocupa ou demonstrar carência, projetada em alguém que você admira (que, por acaso, é ele). Para Arlete, pensar que você pode ter se apaixonado só porque teve um sonho erótico é um erro. Você pode querer alguém atencioso e educado e, ao se deparar com um chefe assim, sonha com ele.



Com colega de trabalho
É possível que você esteja unindo sua carência à afinidade com o colega de trabalho. "Criamos intimidade com nossos colegas. Se essa relação é carinhosa, pode acabar associada ao desejo sexual", diz. Para ela, é preciso refletir se a pessoa realmente te atrai ou se é apenas a cordialidade que te encanta.





Com alguém do mesmo sexo
Ter um sonho erótico com alguém do mesmo sexo, sendo que você não tem essa prática na vida real, não é sinônimo de desejo homossexual. Para Champlin, pode ser sinal de que a pessoa está vivendo um conflito profundo, representado nos sonhos pela sexualidade. "Se você não for homossexual, analise o que está fazendo no cotidiano para te deixar aflito, seja no trabalho ou no amor", diz ele.



Com um desconhecido
Sonhar que está tendo relações sexuais com um desconhecido pode ser sinal de que você está em busca de algo novo, segundo Arlete. "O sonho pode ser um questionamento do seu potencial de viver coisas novas e correr riscos, até mesmo profissionais", afirma.

.


Com um familiar próximo
Certamente o mais perturbador, esse tipo de sonho erótico costuma provocar nojo em quem o teve. Segundo Champlin, pode ser um indicativo de que haja alguma relação, amorosa ou no trabalho, que faça você se sentir enojado. Para Arlete, há a possibilidade de que a pessoa tenha admiração por esse familiar, sem qualquer desejo oculto.



Sexo à força
Se você sonha que está sendo forçado a fazer sexo, é sinal de que algo está te agredindo no dia a dia e você se sente sem condições de reagir, segundo Champlin. "Não é um sonho erótico, é de trauma. Sinal de que você pode estar sendo forçado a fazer coisas que não quer ou que está em lugares onde não gostaria de estar", diz ele.



Sexo grupal
Segundo Leila, cada pessoa que contracena com você em um sonho é uma representação da sua própria vida, por isso, cada um que participa do sexo grupal pode contar algo importante da sua história. É preciso analisar os personagens e quais sentimentos eles despertaram em você. "Se a experiência vivida no sonho é a de excitação, pode ser que a pessoa realmente esteja no momento de querer aprofundar mais a experiência sexual", afirma.



Em público
Segundo Champlin, o sonho de que você está fazendo sexo em público pode ter uma função compensatória. "É alguém que está se sentindo preso e quer se atrever a fazer algo", afirma.



Sexo interrompido por alguém
Segundo Champlin, se você está em um momento da vida em que acredita que pode conquistar algum objetivo, tende a ter sonhos com orgasmo. Por isso, interrupções são sinais de que você não está chegando onde gostaria. "O clímax interrompido é símbolo de uma decepção ou frustração", diz. Para Arlete, quando esse sonho é recorrente, pode estar relacionado à culpa. Por isso, é frequente entre aqueles que estão tendo relações extraconjugais. Nesse caso, a sensação ao acordar é a de ter sido descoberto.










dicas para o sexo - sexualidade -  Desejos e Fantasias de Casal